sábado, 29 de agosto de 2015

Musica: Video Clips



Como amante de arte e música que sou, durante algum tempo "perdia" horas em frente a TV à cabo, e posteriormente em buscas no youtube, atras de Vídeos Clips de minhas músicas prediletas.

Com o passar do tempo comecei a perceber que estes mesmos vídeos, começaram a mudar meu conceito sobre a qualidade da própria música e facilitando o entendimento da própria letra, mas sob o ponto de vista do próprio autor.

Preciso aqui dizer que existem Clips históricos. Michael Jackson foi um divisor de águas com o Clip de Beat It, assim como o A-ha com Take On Me, pela forma como foram concebidos ou na beleza e sincronismo conseguidos entre a letra e a "história" contada através da própria filmagem. Algumas letras, com o passar do tempo, ganharam Clips a altura da beleza de suas músicas; outras tiveram tantas releituras e Clips que acabaram por "bombardear" a obra-prima inicialmente passada pelo autor.

Abaixo listo aqui algum dos Vídeos Clips, que considero obras-primas e em perfeitos dentro dos contextos de letra e música.

10 - A Hard Day´s Night (The Beatles) - Perfeita tradução da Beatlemania. 

09 - Smooth Criminal (Micheal Jackson) Com essa música e Clip, em minha opinião, MJ mostrou o quanto é completo.

08 - Every Breath you Take (The Police) - Simples e Direto, totalmente em sincronia com a música.


07 - Streets Of Philadelphia ( Bruce Springsteen) - Música de filme homônimo, pelas Ruas de Philadelphia... rs


06 - Take On Me (A -ha) - Clip revolucionário para época, música dançante e "animações" digitais.



Agora começamos o TOP FIVE...

05 - Sowing The Seeds Of Love (Tears For Fears) - Letra e música impecáveis que mereciam um Clip digno (apesar de se "ao vivo" e este não ser o do lançamento da música).

04 - Lucy In The Skies With Diamonds (The Beatles) - Após a morte de Brian Epstein,Paul McCartney "assume", junto com John Lennon e o LSD, os rumos que da banda. Lucy In The Skies With Diamonds é parte integrante da animação Yellow Submarine dos Beatles, também revolucionário para a época. Vale lembrar que este é o segundo Clip da Animação, sendo o primeiro Yellow Submarine.

03 - My Sacrifice (Creed) - Clip perfeito, sincronia total entre música e imagens.

02 - Whenever, Wherever (Shakira) - Sou rock n roll, mas este Clip é muito fantástico

01 - Bem na primeira colocação, não consegui identificar "o melhor", mas com certeza o triplo empate é justo, cada um com sua mensagem e época.
Imagine (John Lennon), Beat-It (Micheal Jackson) e Vertigo (U2):








Bem esta é minha opinião...e obviamente não existem unanimidades quando falamos de música.

Nenhum comentário: