domingo, 18 de agosto de 2019

Investir em Saúde não é comprar Ambulância

Todas vezes que leio algo sobre a falta de dinheiro para investimento em saúde e educação confesso que sinto um certo medo e preocupação com o quanto ainda somos débeis em algumas discussões.
Quando nossa constituição dita como "cidadã" foi promulgada pelo Exmo.Sr. Dr. Ulysses Guimarães, mais que as regras básicas e gerais de que saúde, educação e segurança eram dever do Estado e Direto do Cidadão, trouxe direitos....direitos...direitos...direitos..., alguns poucos deveres e nenhuma (isso mesmo NENHUMA) referencia sobre as receitas destas obrigações enquanto Estado, deixando para que os governantes de nossas vastidões se incumbissem de implementar da melhor forma possível suas políticas de saúde e utilizando as receitas que lhe fossem disponibilizadas.

Bem, como é sabido isso não funcionou. E será que por falta de dinheiro? Vamos pensar de forma diferente: o que você usuário gostaria de ter em seu atendimento de saúde? Muito provavelmente você diria: Gostaria de ser atendido com educação, sem pressa, onde os profissionais me escutassem. que saísse da minha Unidade Básica de Saúde com o medicamento que me foi prescrito, com o retorno marcado; se precisasse de exame, que este fosse feito em até uma semana para que não tivesse riscos, e principalmente perto de casa.

Se você pensa da forma como acima descrevi, muito provavelmente pensa de forma correta. Todos queremos um atendimento o mais Humanizado possível. O grande problema é que as pessoas que tomam as decisões por você por vezes preferem comprar uma ambulância ou um carro para literalmente te "desovar" em cidades estruturadas, ao invés de pensar no projeto de Sistema Único de Saúde - SUS como foi projetado e se estruturar.

Você ainda deve estar pensando: Mas o Prefeito, o Governador, o Presidente dizem que investem 26%, 30% do orçamento em saúde e nunca irão conseguir atender a todos porque falta dinheiro para todo mundo; Veja Bem: Falta dinheiro para quem não tem PROJETO! Não existe milagre. Você colocaria seu dinheiro em algum lugar se não fosse ter retorno? Vamos ser mais claros: Você acha que Deputado gosta de enviar emenda para CUSTEIO? Sempre que ler a frase dinheiro para custeio, entenda: PAGAR DIVIDA = ADMINISTRAÇÃO PREGUIÇOSA. Isso mesmo. Possivelmente seu governante não sabe nem como usar o dinheiro que tem disponível e por consequência gasta muito mal o que lhe é repassado (comprando carros por exemplo) e acaba como: Endividado.

Se pensarmos ainda na iniciativa privada, com certeza absolta é imprescindível que se tenha um serviço público de saúde forte pois impacta diretamente na operação da empresa: em redução de absenteísmo de funcionário, reduz gastos como convênios; funcionário saudável é funcionário que produz mais, e obviamente funcionário que produz mais gera mais lucro para a empresa. 

Mas porque então a iniciativa privada não investe no SUS? 
Nobre contribuinte, mudemos a pergunta e o pensamento: Porque a iniciativa privada vai investir num Sistema de Saúde em que o gestor de todo o processo, e que você elegeu diga-se de passagem, não sabe gerenciar: Gasta e Gera Custo infinito sem projeto algum.

Pensemos.... ou melhor Oremos!





Nenhum comentário: