quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O que é Saúde?

Como Farmacêutico Hospitalar e profissional de saúde muito me preocupa o que vem ocorrendo e acontecendo com nossa população.
Depois da constituição de 1988, em que migramos do modelo Alemão de Saúde Publica para o Modelo atual, muito pouco ou nada tem sido feito para realmente se cuide da Saúde da população, o que é muito mais caro ao Sistema, mas muito mais LUCRATIVO para as instituições.
Lucrativo, como assim? Você leitor deve estar se indagando. Acontece que o SUS – Sistema Único de Saúde, citado na constituição de 1988, mas que somente entrou em vigor quando Dom Fernando Collor de Mello promulgou a Lei nº /90, que coloca o sistema em vigor, mostrava entre outras coisas bonitas (como equidade, igualdade, descentralização, etc) que: quanto mais tempo meu paciente ficar internado em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), quanto mais grave meu paciente estiver, mais receberei pelo tratamento.
Para os administradores tabajaras de saúde (estes que compram ônibus ao invés de remédio), quer dizer: Prevenção não da Lucro, quanto pior meu paciente ficar mais vou lucrar, e se precisar coloco o paciente numa Kombi e mando pra outra cidade.
Na realidade o Sistema Único de Saúde (o qual sou defensor) é ridicularizado pela maioria dos secretários de Saúde e prefeitos deste país (e por aqui não é diferente), quando preferem na realidade tratar de DOENÇA e nunca de saúde! Prevenção então ESQUECE!
Pergunto a vocês leitores de minha terra, quantas vezes profissionais do PSF (Programa de Saúde da Família) passaram pela sua casa? Quantas vezes você conseguiu após receber a visita do PSF agendar consulta com um Médico Especialista? Quantas vezes você conseguiu após agendar consulta, ser atendido pelo profissional médico? Conseguiu retirar sua medicação?
Se PREFEITAR, é pintar UBS como PSF, reformar Pronto Socorro através do método Lusitano, gastando 3 vezes mais do que se foi utilizando para CONSTRUIR um Ambulatório do Estado, se tratamento de saúde é ASSIM QUE SE FAZ. . ., com falta de médicos e remunerando pessimamente os profissionais de saúde, fico imaginando o que é Doença.
O dia em que vereador, prefeito e Secretário de Saúde ficarem proibidos de ter convênio médico e forem obrigados a se tratarem dentro de sua própria cidade talvez algo mude.
Por: Fernando Zanetti

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Projeto Criando - Saúde e Cidadania



O PROJETO CRIANDO, é um projeto cultural com o objetivo de informar os Jovens e Adolescentes mais necessitados de nossa sociedade.
Nós, acreditamos poder construir um futuro melhor através da educação e da cultura, informando e conscientizando jovens e adolescentes que não tenham oportunidade de conhecimento para poderem sonhar com oportunidades futuras. O diferencial de nosso projeto é o enfoque dado à SAÚDE como referência de nossas ações: acreditamos que crianças saudáveis são interessadas no aprendizado. Porém, saúde não significa apenas isenção de patologias, mas também, ISENÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS, FISICOS e PSICOLOGICOS.
No entanto, será que nos dias de hoje conseguimos crianças e jovens saudáveis? Talvez não consigamos, visto que mesmo adultos saudáveis, num país com péssima distribuição de renda como o nosso, , é praticamente impossível manter a saúde devido ao peso psicológico. Por isso, devemos ser aptos e eficientes para conscientizar e desenvolver a cultural daqueles que serão os responsáveis pela mudança necessária ao nosso país.
Assim, questionamos: As Filas em posto de saúde são culpa do governo? Como me previno de DST/ AIDS? A maconha é uma droga perigosa? A Subnutrição é um limitador para o desenvolvimento Intelectual? Posso me curar com Homeopatia? O Câncer tem cura? Esteróides e Anabolizantes causam impotência Sexual? Porque faltam remédios e Médicos em minha cidade?
Essas são perguntas que responderemos em nossas palestras ministradas, GRATUÍTAMENTE, nas escolas publicas e privada e SAB.
Nós do PROJETO CRIANDO, acreditamos que através da conscientização de jovens e adolescentes poderemos melhorar nossa sociedade oferecendo condições melhores para os pais do amanhã, mas jamais esquecendo o presente, pois para nós:
“UMA SOCIEDADE QUE PENSA APENAS NO FUTURO, ESQUECE DO SEU PRESENTE E POR CONSEQUÊNCIA NÃO TERÁ REFERÊNCIA NO PASSADO”.