segunda-feira, 20 de abril de 2009

Revival: Kiko Zambianchi

"Rolam as Pedras, Primeiros Eros, Choque, Julia, Hey Jude (Tema da Novela TOP MODEL) e mais recentemente Norte e Sul; estes são alguns dos Sucessos conhecidos na voz do Excelente Músico e Letrista Kiko Zambianchi. Se esquecermos o Kiko Interprete então teremos outras famosas como: Logo de Cara (Gravada pela Banda IRA! e Tudo é Possível (Gravada pela Falecida Banda O SURTO). Kiko é Sucesso certo em qualquer festa rock n´roll. Segue abaixo entrevista feita por mim com o músico e letrista em 2001 (uma das que mais gostei de fazer); com vocês Kiko Zambianchi!
1-) Kiko, quando vc começou sua carreira, quais foram as suas influências?
Tudo começou quando entrei em uma igreja americana e comecei a tocar violão.Depois o meu colégio fez um festival e eu participei mas perdi.Isso fez com que eu começasse a compor para o próximo festival.Fiquei compondo durante um ano e valeu a pena pois ganhei o festival do ano seguinte.Depois de algum tempo participando de festivais e compondo muito, resolvi que era hora de fazer um show com as músicas que tinha e daí pra frente nunca mais parei.
2-) Como foi pra vc ter a música Primeiros Erros , estourando novamente nas paradas depois de muito tempo, e de certa forma te apresentando para a galera mais nova?
Primeiros erros é uma música que eu sempre agradeço de ter feito. Eu acho que houve uma carência muito grande do pop-rock brasileiro nos anos 90 e acho que o pessoal mais novo precisava de uma música pop nas rádios que dissesse alguma coisa. Durante muito tempo achei que seria impossível voltar a fazer sucesso e agora só posso agradecer aos fãs e a minnha gravadora Abril Music por me darem a oportunidade de estar de volta na mídia.Vou tentar fazer o melhor possível para que isso continue por muito tempo.
3-) Como foi para vc a participar do Capital Acústico?
Foi a melhor coisa que me aconteceu nos últimos anos. Ganhei amigos de verdade e projeção nacional. Depois desse sucesso ao lado do Capital acho que eles sempre farão parte da históriada minha carreira e eu da deles.
4-) Como vc descreveria hj, o mercado musical no Brasil ( em relação aos tipos de sons, gravadoras, etc. . .)?
Acho que o mercado musical está dando mais oportunidades do que antes.Também acho que as pessoas precisam de um mercado mais variado e menos preconceituoso do que foi nos anos 90. No Brasil temos artistas bons em vários estilos diferentes e temos condições de explorar todos esses estilos musicais nesse mercado atual. Espero que ainda melhore cada vez mais.
5-) Em sua opinião, o que vc acha de sites como NAPSTER, AUDIOGALAXY, etc; que permitem a cópias de MP3 na NET.Isso é bom ou Ruim?
Sem duvida é bom! No caso dos compositores conhecidos pode ser prejudicial mas é fácil de resolver. Acho que deveriam cobrar uma taxa mínima ( por exemplo: 5 centavos) para cada tranferência de arquivo de computador para computador. Também acho que para os artistas que estão começando é uma chance de aparecer. Sempre acesso esses sites e quando gosto de algum som, procuro o disco e compro o original; Por isso acho que de alguma forma, até ajuda na divulgação.
6-) Kiko, me fale um pouco do seu novo disco . . . como esta sendo este seu reencontro com os fãs e o público depois de algum tempo, meio que escondido.
Meu disco na sua maioria é recheado de músicas feitas nos últimos 2 anos. Algumas músicas minhas gravadas por outros foram incluidas com " Tudo é Possível" (gravada pelo Surto)," Logo de cara" ( gravada pelo IRA !) e " Manchas e Intrigas" (ErasmoCarlos). As outras são inéditas. Está sendo muito bom ver o número de fãs novos crescendo a cada dia e também rever os velhos fãs que torceram muito para que eu voltasse a gravar.
7-) Me descreva o Kiko Zambianchi...
Sou um cara normal, que não consegue muito se ver como artista conhecido nacionalmente mas ao mesmo tempo gosta muito disso. Estudo sozinho minhas técnicas quase todos os dias e prefiro tocar as músicas novas sempre que possível. Gosto muito quando algum artista grava o meu som e não tenho nenhum preconceito em ceder uma música pra qualquer um que me pede. Estou solteiro a 2 anos e pretendo ficar assim por um bom tempo mas estou aberto para achar a mulher que vai me fazer mudar de opinião.
8-) Algumas bandas e músicos do anos 80, assim como vc, estão retornando a ativa com grande sucesso, porém outras não conseguem o mesmo efeito, e tem aquelas que vivem em mutação ( mudando seus integrantes ), e ainda outras que mudam totalmente seu estilo ( como o DEFALLA ). Em sua opinião isso é bom? E porque ocorrem tantas variações em fórmulas, que já deram certo e que de certa forma continuam dando?
Eu não gosto muito de fórmulas. Acho que o artista tem que mostrar o seu momento atual. Meus discos são todos diferentes um dos outros e isso não quer dizer que eu não tenha um estilo de compor e sim que posso compor em vários estilos diferentes sem perder a minha personalidade. Alguns artistas estão lançando seus discos muito parecidos com os que fizeram nos anos 80.Não acho isso legal porque apesar de ter ficado fora da mídia, eu estive me aperfeiçoando e sofri influências dos sons que ouvi durante esse tempo. Acho que temos que atualizar o trabalho sempre! O sucesso de um artista dos anos 80 não quer dizer nescessariamente que será fácil para todos daquela época e acho que os que não estudaram e se atualizaram não teram a mesma recepção.
9-) KIKO MUITO OBRIGADO! Gostaria que vc mandasse um recado pro pessoal do> Vale do Paraíba.
Obrigado à você e espero estar em breve fazendo uma apresentação no Vale daParaíba e que vocês possam assistir ao meu novo show que está muito legal
Valeu !! KZ