sábado, 17 de outubro de 2015

ROCK IN RIO

A pouco menos de um mês tivemos a mais recente edição do Rock In Rio na Cidade do Rock na cidade do Rio de Janeiro (com datas já agendadas para 2017 e 2019). Muito se falou da melhora da estrutura do local e também sobre os constantes arrastões e assaltos que ocorriam na entrada do evento. Bem tratando-se de Rio de Janeiro era imaginável que ocorreria (com todo respeito aos cariocas), afinal a cidade continua a assistir o conflito constante entre Polícia e o Narcotráfico dos morros.

Voltemos ao Rock In Rio e seus trinta anos. Os set list´s finalmente se acertaram de forma mais original e com retorno ao Rock N Roll do primeiro evento em 1985.

A meu ver a ideia assertiva de os shows promoverem um Revival a 1985 fez com que os shows mais marcantes daquele evento fossem os mais concorridos nesta edição também onde pode-se ver as gerações de avós, pais e filhos se relacionando de forma amigável.

O Palco Sunset, desta vez me pareceu mais equilibrado do que na edição anterior e a noite do Metal e o Show do Metallica foram pontos fracos do evento (no show do Metallica vários problemas no som atrapalharam a banda, que repete exatamente o mesmo repertório a pelo menos 5 anos)
Adam Lambert, substituindo Fred Mercury, e o Queen foram uma agradável surpresa no primeiro dia do evento, principalmente pois tinha-se uma expectativa sobre a receptividade do público a Lambert: tudo impecável, público feliz e show próximo da perfeição.

Rihanna, A-ha, Elton John, Stewart, Queen, Kate Perry souberam marcar o evento com shows impecáveis; Paralamas do Sucesso, Baby Consuelo & Pepeu Gomes além da união de Ultraje a Rigor e Erasmo Carlos ficaram com os destaques merecidos para o ROCK BR.



No mais o Rock In Rio de 2015 acho que o evento foi apenas morno. Faltou o ROCK BR, que por culpa de si próprio e a exceção de Paralamas do Sucesso, simplesmente não conseguiu deixar sua marca registrada, mesmo as participações de Lulu Santos e CPM 22. Não consegui entender o porquê de os Titãs não estarem no Set List do Palco Mundo estando com um dos melhores CD´s de Rock Nacional do últimos anos.

Esperemos 2017...longa vida ao Rock In Rio verdadeiro! Oremos para que o Rock BR renasça...e que bandas como Engenheiros, Kid Abelha, Barão Vermelho lembrem-se de seus fãs e façam CD´s e Shows dignos de sua geração que hoje depende exclusivamente de Paralamas, Titãs e dos capengas Ultraje e IRA!


Sugestões para 2017: SKAZY, COLDPLAY, KISS, STING, FOO FIGHTERS, MATCHBOX TWEENTY, IRON MAIDEN, JOSS STONE, NO DOUT.