sábado, 19 de fevereiro de 2011

Saúde, Respeito e Responsabilidade - Reduzindo Custos

No ultimo post, descrevi algumas metas que devem ser levadas em consideração na administração e gestão da saúde pública do município.
Reduzir em ao menos 15% os custos do setor é imprescindível; veja bem reduzir custos é muito diferente de reduzir receita e investimento, alias é inversamente proporcional: garanto que ao se reduzir 15% da "gordura porca" que consome as verbas de saúde do município (FUSAM, PS, PSF, UBS e "Fabrica de Medicamentos") teriamos ao menos aumento de 15% à 30% em investimentos.
Reduzir custos em saúde significa primeiramente, saber quanto custa meu paciente no município: Sem esta informação não temos como começar a conversa.
Quem consegue ter acesso a "balela" das Audiencias Publicas de saúde realizadas na câmara Municipal de Caçapava, deve ficar revoltado: Tudo se baseia em porcentagem do orçamento. Não interessa saber apenas o quanto se GASTA com saúde, mas o quanto se atende e se custeia os serviços, perante a minha demanda.
Da forma como é feito, e demostrado é jogar dinheiro no bolso alheio.
Outra coisa que ajudaria a reduzir os custos na saúde do município é ELIMINAR o enorme cargo de comissionados dentro desta área;
Outro ponto é a renegociação dos contratos, que por vezes mal feitos e maléficos acabam causando mais GASTOS, do que gerando solução para a área;
É imprescindível parar de comprar carro com dinheiro da saúde para "despachar" paciente feito mercadoria para São José dos Campos e São Paulo, e investir em equipamentos e médicos;
Pagar em dia os médicos, recolher e pagar INSS e FGTS de TODOS funcionários, também ajudaria bastante, visto que acabaria com os processos (contra FUSAM por exemplo).
Devo deixar bem claro que aumento de gasto é bem diferente de aumento de investimento com redução de custos.
O incrível é ver que tem gente que acha bonito, todo este circo que é montado nas audiencias públicas.
A pergunta que não se cala: QUANTO CUSTA A SAÚDE DO MUNICÍPIO?
Como gestor de saúde garanto TUDO o que disse acima, e aceito debate público sobre o assunto.