sexta-feira, 17 de junho de 2011

Saúde, Respeito e Responsabilidade: Aumentar em 5% investimentos em Saneamento Básico

Diferente do que muitas pessoas acham, investir em saneamento básico é investir em prevenção de saúde: água tratada, esgoto canalizado, iluminação pública; tudo o que se faz necessário para trazer bem estar e o mínimo de dignidade ao cidadão por mais simples que este o seja, é investir em saúde.
Nossa cidade a muito adotou a velha política do pão e do circo: cesta básica e festa!
Nada contra nenhuma das duas "pseudo-atividades sociais", mas tudo deve haver limite e a necessidade a vida é uma.
Nos tempos modernos de hoje, inventara, as caravanas da pressão, diabetes; multirão de saúde, uma imensidão de "projetos garnisés" que fazem muito barulho, rende matérias pra jornais, mas de eficiência e eficácia bastante contestada, visto que tais "multirões" visam favorecer pessoas mal intencionadas que na maioria das vezes estão propensos a se auto-promover, além de erroneamente promover a auto-medicação e a venda, muitas vezes, de seus estoques de medicamentos parados e próximos ao vencimento.
Na realidade não previnem nada. Muitas vezes ainda pioram a situação do paciente. Não digo aqui que TODAS são iguais: Não são! Mas a população precisa é de ter acesso fácil a MÉDICO e não a oportunistas!
A população não pode e não precisa tomar água suja, morar ao lado de esgoto a céu aberto e muito menos ficar em filas sob o Sol para marcar consultas.
Multirão para ser eficiente e eficaz tem que partir da SMS do Município, ou no mínimo conter um médico em sua equipe.
Farmacêutico não é Médico. Sou farmacêutico e posso lhes garantir.
Municípios que agem e investem maciçamente em saneamento e prevenção, tem menos gastos com urgencias e emergencias e conseguem dar prioridade ao bom atendimento do PSF, UBS, marcação de consultas e distribuição de medicamentos.
Município que investe em saneamento básico e prevenção é rápido no atendimento, eficiente na marcação e eficaz no tratamento terapêutico do paciente.
Quem não se lembra dos idosos e pacientes de medicamentos de alto custo num "recadastramento" para retirada de medicamentos em nossa cidade? Aquilo foi a maior prova de incompetência administrativa e gerencial em saúde que se pode imaginar.
Vocês devem estar se perguntando, de onde virão os 5% a mais em investimentos em saneamento básico e prevenção?
Bem isto é simples: virão do salários economizados dos funcionários comissionados no município que não deveriam existir em demasia como "simples" cabide de empregos.
Se você acredita que Saúde tem que ser feita com Respeito e Responsabilidade, continue nos acompanhando.