quinta-feira, 30 de outubro de 2008

SUS - Sistema Unico de Saúde

O Sistema Único de Sáude, nasceu com a finalidade de facilitar e humanizar o atendimento público em saúde, garantindo a todo e qualquer brasileiro, independente de credo, cor ou classe social.
É notória a idéia, é fantástico o projeto. Todavia ao verificarmos a teoria e prática verificamos um abismo, que pode-se definir em uma única palavra/ pergunta: COMO?
Garantir saúde com qualidade em um país do tamanho de alguns milhões de pessoas é uma coisa; de um estado de São Paulo é outro talvez menos complicado, imagine no estado Amapá então, onde as vezes presta-se socorre de barco?
E como fazer com o maior entrave para o desenvolvimento de qualquer setor deste pais: a famosa CULTURA! Não a cultura escrita, mas a cotidiana; a cultura que leva ao desenvolvimento do intelecto da pessoal, indenpendente de saber ler ou não, a cultura ligada intimamente com a educação?
É difícil falar em equidade de atendimento, quando não se tem equidade em de alimentação e saneamento básico.
É impossível se falar em equidade de atendimento 100% Gratuíto, quando o Gratuíto é obrigado a atender a tudo e a todos: da unha encrava, ao infarto; do portador de HIV ao acidentado. Sem contar a garantia, ainda, ao acompanhante, de que será tratado de forma tão digna e eficaz quanto ao do paciente.
Levando-se em consideração que os mesmos que fizeram as leis não são atendidos no fantástico SUS, e que tais leis tiveram origem na constituição de 1988 (que queria ser mais populesca do que democrática) o SUS tem excelente função, porém, com suas estruturas ainda inacabadas, e que dependem mais do próprio cidadão do que do estado.
Volto a lembrar a barreira cultural, por muito tempo ainda será o maior problema da saúde, educação, infra-estrutura, etc, deste pais.
Pensem nisso
!

Musicas x Bandas

É estranho como músicas marcam momentos da vida das pessoas, muitas vezes até de forma inconsciente: seja em momentos românticos ou não; festas e baladas, e mesmo em ocasiões tristes.

Por outro lado, o Hit muitas vezes é quem marca uma banda por toda sua existência (as vezes curta), poucas são as bandas que "fabricam" sucessos em série, abaixo selecionei alguns Hit´s (sucessos) que marcaram (e sempre marcarão) algumas bandas nacionais e internacionais. Que nunca escutou:

- Sunday Blood Sunday - U2

- Summer 69 - Brian Adams

- Hotel California - The Eagles

- Meu Erro - Os Paralamas do Sucesso

- Pintura Íntima - Kid Abelha e os Abóboras Selvagem

- Carta aos Missionários - Cidadão Quem

- Astronauta de Mármore - Nenhum de Nós

- Flores - Titãs

- Rock N´Roll All Nite - Kiss

- Envelheço na Cidade - Ira!

- Zé Ninguem - Biquini Cavadão

- Love Of My Live - Queen

- Hey Jude - The Beatles

- Satisfaction - The Rolling Stones

- Light oF My Fire - The Doors

- Every Break Your Take - The Police

E tantos outros.... Por estes motivos o Rock N´Roll é imortal; alias Salve Elvis Presley. . .