segunda-feira, 30 de junho de 2014

Lançamentos 2014

Apesar de estarmos passando por um ano bastante morno, em todos sentidos, e de já ter perdido minhas esperança sobre lançamentos musicais importantes nacionais ou não, eis que o segundo semestre nos apresenta muito diferente.
 
 
Em menos de 30 dias, quatro lançamentos bastante interessantes aparecem no mercado musical brasileiro e, incrivelmente, o bom e velho rock nacional reaparece!
 
Comecemos por Pitty, a roqueira volta com um som mais pesado (depois de um hiato bastante longo e o projeto paralelo Agridoce) mas bastante interessante. Dez musicas muito bem distribuídas pelo CD com pelo menos duas musicas muito boas comercialmente.
 



Outra banda, menos roqueira é verdade, que volta a lançar um CD de inéditas depois de 3 anos é o Skank.
O CD começa com uma sonoridade "meio estranha" para quem se acostumou com o som apresentado nos últimos CD´s da banda, mas a partir da 4 musica as coisas começam a voltar a ficar mais claras e a banda reencontra o som dançante no melhor estilo "Samba Poconé" com letras animadas e alguns versos "chiclete".
A banda tem tudo para voltar as ondas das FM´s do país (mesmo com o descartável sertanejo, que hoje as dominam) com Velocia que é o nome do novo trabalho da banda. 



 
Nheengatu esse é o título do novo, e na minha humilde opinião, mais bem trabalhado CD dos titãs. A Banda que um dia já contou com 7 membros, os 4 membros remanescentes mostraram o que mais sabem fazer: Rock N Roll.
Mesmo a banda tendo uma nova reinvenção musical desde de a morte de Marcelo Fromes (após houveram as saídas de Nando Reis e Charles Gaven) este me parece o CD que melhor mostra a "nova" sonoridade da banda. Talvez as letras não estejam tão preocupadas assim com o mercado musical (muito provavelmente como ocorreu em cd´s como Titanomaquia e Jesus Não Tem Dentes no País dos Banquelas) mas tem tudo para se tornar um grande sucesso com os fãs fiéis da banda e também os novos fãs do rock nacional.



Importante, e triste, é que na forma como o mercado tem caminhado os lançamentos tem ficado mais "curtos" encartes pobres e apenas de 10 à 13 faixas.

Menções honrosas também para os lançamentos: Roda Gigante - Biquíni, Kiko Zambianchi - Acústico, Wilson Sideral - Canções de Computador e o novo CD do Detonautas.
 
Para Final de 2014 teremos ainda o Pato Fu...
 
Espero apenas que nossas bandas de rock continuem e não façam "papelão" como Barão Vermelho e Kid Abelha, que hoje vivem do passado musical e simplesmente abandonaram seus fãs. 

Destaque Internacional: New - Paul McCartney, Linkin Park, Alanis Morrissette, Black Sabath - Ao Vivo e Coldplay - Ghost Stories