quarta-feira, 19 de maio de 2010

Entrevista: FERNANDO DELUQUI



Galera, segue abaixo entrevista que fiz em 2001 com o Guitarrista Fernando Deluqui (Ex-RPM e ENG.Hawaii), o qual considero um dos melhores do país ao lado de Edgar Scandurra, Herbert Vianna e Wander Taffo.
Deluqui, depois dessa entrevista já esteve no retorno do RPM em 2002, e possui 3 CD´s solos excelentes.
Segue abaixo a entrevista, uma das que mais gostei de fazer.
1º) Quais são suas influências, e por onde esteve todo este tempo que vc ficou fora da mídia?
Tudo que vc ouve e gosta acaba se tornando influência. desde moleque, quando ouvia Jorge Ben, Ray Connif ou Louis Armstrong na vitrola do meu pai eu estava absorvendo aquele tipo de música. O primeiro artista de quem comprei discos foi Elton John. Ganhei alguns discos do Gênesis e Emerson Lake and Palmer que fizeram com que eu me interessasse por rock. Um dia estava de bobeira quando ouvi um som animal vindo de um rádio do vizinho queme fez ir correndo ao meu rádio e tentar sintonizar aquele som. Eram os Rolling Stones tocando Satisfaction. Aquele som mudou minha vida. Foi um divisor de águas e fez com que eu comprasse quase tudo deles. Ao ser convidado para tocar numa banda da escola eu entrei em contato com o trabalho de Jimi Hendrix e, depois de um tempo comprei uma guitarra igual a dele. Começei a tocar e não parei mais. Tocava de ouvido com discos de FrankZappa, Pink Floyd e depois, com os grupos new wave: Gang of Four, JoyDivision, Clash e Police. Todos estes sons juntos são, acho, minhas influências. Desde que saí dos Eng Haw em 1997 me tranquei no estúdio onde gravei mais de cinquenta músicas de onde saiu o cd "Fernando Deluqui" com o qual estou bem contente. Também começei a procurar a banda ideal até chegar no Delux Trio que conta com Izy, baixo e backing vocais e Edu Diniz, bateria.

2º) Como foi sua passagem pelo RPM? Certa vez um companheiro seu de banda havia dito que a imaturidade e as drogas acabaram com a banda, isso realmente foi verdade?
Entrei no RPM como coadjuvante. Era tímido o bastante pra ficar caladohoras. O que me interessava era o som que surpreendeu a todos nós quegargalhávamos antevendo o sucesso que estava porvir. No começo foi show, depois veio aquela sexsimbolmania por Paulo Ricardo e os teclados quase faziam a guitarra deasaparecer. Fui ficando infeliz e passei a usar drogas demais para fugir àquela situação. Hoje sei que isso não adiantou nada, pelo contrário, só atrapalhou. Quando acabou, fiquei com Paulo Ricardo até 1994 e saí para entrar nos Eng Haw.

3º) E sua passagem pelo Engenheiros do Hawaii? A convivência com o Humberto, ou os outros da banda era difícil?
Sim, foi complicado porque eram vários músicos e todo mundo tinha ciúmes um do outro o que era imaturidade na minha opinião. Com o Humberto tive umas desavenças mas não o culpo pois eu estava atravessando uma fase difícil com problemas pessoais e também queria aparecer, pois eu estava querendo me lançar em carreira solo. Bobagens...

4º) Me fale um pouco do seu mais novo trabalho, como está sendo pra vc lançar um disco totalmente seu?
Olha, na verdade o disco ficou sendo totalmente meu porque não pude contar com ninguém para ficar comigo dia após dia no estúdio experimentando as minhas idéias. Então o que eu fiz foi ir gravando aos poucos com o auxílio de um Macintosh. As gravações foram bem relaxadas pois não precisava correr e prejudicar o resultado já que o estudio era meu. Algumas participações de feras de São Paulo me ajudaram quando eu não poderia realizar o que queria e o resultado me agrada bastante tocando ao vivo também.

5º) Deluqui mande um recado pro pessoal que acessa do Vale do Paraíba..
Aê galera do Vale, "Saibam que te querem Sol e saibam que te queremLua..." Fiquem espertos e cuidem-se. Abraço do Delux.

Dica: Escutem a musica "Dê" do segundo CD solo, intitulado DELUX, e a musica PÉROLA de 1993 do RPM.