quinta-feira, 28 de abril de 2011

Saúde, Respeito e Responsabilidade: Descentralizando o PSF

Quando descrevo a necessidade de descentralização do Atendimento em Saúde, a opção mais eficiente, sem dúvidas, é o PSF - Programa de Saúde Familiar; principalmente para cidades com a tríade assassina: Falta de Médico, Dificuldade de Marcação de Consultas e Pronto Socorro Ineficiente.
A função do PSF desde de sua criação, é fazer com que se tenha o fluxo de pacientes inverso do que temos hoje, ou seja, a porta de entrada no SUS não ser o Pronto Socorro com o paciente já infartado, mas no atendimento domiciliar quando o mesmo paciente apresenta apenas uma alteração de pressão.
O grande problema, que resulta na ineficiência do programa hoje feito em Caçapava, é que ao invés de termos agentes de saúde temos amigos e apadrinhados recebendo salários, para simplesmente não fazerem o que lhes compete: visitar as residências dos munícipes, aferindo pressão, glicemia, solicitando exames e consultas medicas se necessário, além de facilitar o acesso a terapêutica (medicamento) necessário.
Todos os bairros de Caçapava deveriam ser atendidos pelo programa, e não apenas usados em estatisticas, afinal, alguém conhece um cidadão atendido pelo PSF?
Em um município em que os noticiários falam por si só: Bebe tem o pé queimado, paciente não consegue demoram a ser atendidos no Pronto Socorro, não se consegue marcar consulta, médicos são mal pagos e tem problemas com recolhimento de INSS e FGTS, ao menos o PSF deveria funcionar bem.
Num país em que o sistema publico de saúde ainda é "Hospitalocentrico", o funcionamento eficiente, eficaz e customizando recursos é imprescindível.
Não precisamos da Secretária de Saúde ameaçando e assediando servidor público por conta de movimentos grevistas, lutando pela melhoria das condições de trabalho e salário do funcionário público.

Não podemos ficar na mão de caravanas, oportunistas e políticas que visam não além de arrematar votos numa próxima eleição vindoura.
O povo de Caçapava não merece.

Caçapava merece Saúde como Respeito e Responsabilidade.