sábado, 22 de outubro de 2011

Saúde, Respeito e Responsabilidade

Quanto mais tempo analiso as informações passadas pelas audiencias públicas da SMS de Caçapava, mais me sinto envergonhado e temeroso quanto ao futuro das pessoas que dela necessita, sendo que isto se coloca de forma simples.
Quando iniciei minhas avaliações pensei que encontraria nada mais que o óbvio: dinheiro mau utilizado, ou seja, se investe muito para nada.
Todavia minha decepção e revolta fica a cada dia maior, não somente por passarem a impressão, que tudo vai bem, dentro do possível, e que o problema de saúde é nacional e não somente de mal gestão municipal.
Ao analisar a parte financeira constatei facilmente que se investe mais que o obrigatório sim, mas simplesmente por se usar 90% das receitas para pagamento de funcionários (independente deste ser comissionado ou não), o que já demostra o despreparo e falta de um planejamento estratégico e gestão eficiente da secretaria.
Verificando as informações do PSF, antendimento ambulatorial, Hospital, Maternidade, Pronto Socorro, Exames medicos e encaminhamento para especialistas fiquei extremamente revoltado pela forma como manipulam numeros e pessoas, e o que é pior ainda tem a cara de pau de dizer que melhoraram a vida das pessoas.
Entremos entao no caso do PSF (onde equipe de agentes de saúde devem monitorar uma área não maior que 750 pessoas por agente, e estes devem VISITAR as familias) é mostrado números fantásticos: cerca de 200.000 pessoas por semestre ( 66.700 mês/média). Levando-se em conta a população do município (cerca de 84.000 pessoas) temos o melhor PSF do país pois visitou-se quase 79.000 pessoas. Obviamente este número apresentado, trata de ligações telefonicas, visto que fisicamente (ou seja visita as familias) seria fisicamente impossível, principalmente porque terimos que ter cerca de 2223 visitas dia com cerca de 89 agentes de saúde.
Outra informação ponto importante que tem-se que se frisar é que Caçapava pelo que mostram os dados do PSF não possui mais UBS, ou seja as pessoas após terem suas consultas agendadas pelo pseudoprograma não conseguem agendar com especialistas, basta ver os dados sobre encaminhamentos ao Ambulatório de Especialidades Médicas do Estado, que nunca atingem ao total disponível no mês/ Trimestre. Reflexo de toda esta confusão, Pronto Socorro atendendo quase 20% da população todo mês (dados da própria secretaria do município).
Próximo Mês, conversamos sobre exames e o Hospital Nossa Senhora da Ajuda (FUSAM), onde faz-se muito mais cesárias do que partos normais (que a muito o MS e o SES lutam contra no pais inteiro colocando até teto para pagamento).
Gostaria de lembrar ainda que meu descontentamento é contra o modelo "sindrome de gabriela" (nasci assim, cresci assim e vou morrer assim) e não contra pessoas, mas obviamente as pessoas que são pagas para gerir todo esse processo são diretamente culpadas pelo desvios deste sistema.

Nenhum comentário: