sábado, 15 de maio de 2010

Ser Enfermeiro(a) na visão de um Humilde Farmacêutico

Saber que só no Brasil são mais de 100 mil enfermeiros atuantes, me trás a mente o quão importante é este profissional para a área de saúde deste país.
Na minha nobre desinformação, e preocupado em saber exatamente sobre esta equipe, fiquei impressionado ao saber de sua evolução profissional desde o nascimento de Florence Nightingale em 12 de maio de 1820 (marco da enfermagem moderna), passando por Ana Néri (enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares) até os dias de hoje.
Como profissional de saúde, me espanta o quanto humano é esse profissional, não que os demais não o sejam, mas que aos seus pares cabe o mais importante dos atos do ser humano para com seu próximo: O RESPEITO A VIDA.
Ser profissional de enfermagem está acima dos valores financeiros, moral e intelectual; é assistir ao ser humano como humano, é acreditar na vida mesmo quando não à esperança; é trazer ao familiar um ombro amigo no momento de dor, é segurar a mão de seu paciente mesmo quando este força não possua mais.
Ao profissional de Enfermagem só interessa a VIDA, a Saúde e o bem-estar do ser humano.
Como a própria palavra Enfermeira(o) se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa Mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, significa Enfermeira.
Se este profissional por si só já possui estas características, imagine em um hospital público como o nosso!
Atender tudo e todos, de forma igualitária e gratuita, muitas vezes sem ao menos receber um “muito obrigado” não é pra qualquer pessoa, mas que isso, respeitar a pessoa independente de credo, cor ou classe social nos dias de hoje, somente para pessoas diferenciadas e humanizadoras como as que cruzam nos corredores de nosso hospital.
Possuímos, em nossa vida terrena muitas duvidas algumas quase certezas e pouquíssimas certezas. Das certezas acredito apenas em duas: estamos vivos porque respiramos e principalmente que morreremos.
Sendo assim, Oxalá me garanta o AR para que possa respirar e que quando assim precisar, a mão amiga e acolhedora como das profissionais de enfermagem que aqui convivo e aprendi a respeitar e admirar possa ao meu lado estar.





Parabéns Pelo Seu Dia Enfermeiro e Enfermeira



E que assim o seja!

Nenhum comentário: