domingo, 18 de abril de 2010

Lançamento: Criação


Não costumo gostar de Biografias, todavia esta de Charles Darwin é impar; para não dizer que nunca havia assistido a biografias filmadas tão boas me lembro de 2: Linda McCartney (mulher do Ex-Beatle Paul McCartney, vitima de Cancer) e a dos Três Patetas.
Charles Darwin foi o grande criador da teoria da “Origem das espécies”, isso todos sabem. Porém, no filme “Criação”, o que se mostra não são tanto os feitos científicos de Darwin, e sim o conflito pessoal que enfrentou antes de publicar o tratado sobre a teoria da evolução no século XIX.
Em certos momentos o filme emociona a quem está assistindo....
O filme mostra a vida conjugal de Charles e sua prima irmã Emma (na época era absolutamente normal), interpretados por Paul Bettany e Jennifer Connely, que também são casados na vida real. O filme mostra que o lado religioso quase atrapalhou a publicação de a “Origem das espécies”, quando o casal perdeu a filha mais velha Annie, aos 10 anos de idade. Charles Darwin tornou-se quase um recluso com a perda. Emma se apegou à religião. A teoria, que como resumiu seu editor, “praticamente “assassinaria Deus”, poderia portanto assassinar de mil maneiras diferentes o que restava de harmonia na familia, , no casamento e também em seu íntimo. Esse foi o grande dilema de Charles Darwin, que é bem retratado em “Criação“.
Excelente, Imperdível... Emocionante.
Nota: 10

Nenhum comentário: